Mangal das Garças recebe alunos do projeto Turismo na Escola
O projeto “Turismo na escola: descobrir, entender e cuidar de Belém” está de volta neste segundo semestre. Promovida pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), a ação consiste em levar crianças da rede municipal de ensino a conhecer espaços históricos e turísticos da capital paraense. Entre os pontos turísticos que formam o roteiro guiado está o Mangal das Garças, onde os estudantes conhecem mais sobre a fauna e a flora amazônica.
Com o objetivo de apresentar a história e a cultura de Belém aos estudantes, o projeto tem a parceria da organização social Pará 2000, que administra o Mangal, e ajuda a incentivar a valorização do patrimônio, cultural e ambiental. “A maioria dessas crianças não conhece estes espaços da cidade, como o Mangal das Garças e o Theatro da Paz, que fazem parte da própria história delas. Assim, o projeto ajuda a influenciar as crianças a buscarem conhecer mais sobre a cultura e história da cidade de Belém”, explica a diretora de Turismo da Belémtur, Bianca Franco.
Neste segundo semestre, cerca de 700 estudantes devem passar pelo Mangal das Garças, onde conhecerão os espaços monitorados do parque e as curiosidades da biodiversidade local. A temporada de visitas começou nesta terça-feira (12), com as escolas municipais Alzira Pernambuco e Ruy da Silveira Brito. As visitas ocorrem todas as terças até o mês de novembro. “As crianças poderão ver in loco o que elas aprendem na sala de aula, principalmente nas aulas de história e geografia. A partir do projeto conhecem, por exemplo, os espaços onde ocorreram movimentos históricos e as características naturais da região”, conclui Bianca.