IFT inicia novo projeto de manejo florestal comunitário na Resex Verde Para Sempre
Iniciativa prevê estruturação da produção madeireira local, a promoção de novas cadeias da sociobiodiversidade e o fortalecimento dos planos de manejo florestal comunitários na ResexA Reserva Extrativista (Resex), Verde Para Sempre, em Porto de Moz, no oeste do Pará, é a mais nova unidade de conservação atendida pelo projeto do Instituto Floresta Tropical Johan Zweede em parceria com o Fundo Vale. Nos dias 16 e 17 de outubro o IFT esteve em quatro comunidades do território para apresentar aos moradores as ações do projeto ‘Retomada do Manejo Florestal Comunitário’.
As visitas, realizadas nas comunidades Juçara, Por Ti Meu Deus, Arimum e Paraíso, contaram com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Comitê de Desenvolvimento Sustentável do Xingu (CDS) e da Cooperativa Mista Agroextrativista Floresta Sempre Viva Três Rios (Coomar).
Durante as apresentações, o engenheiro florestal Marcelo Galdino, vice-secretário executivo do IFT, destacou o objetivo, a dinâmica, as etapas de execução, os produtos e as expectativas dos resultados gerados pelo projeto no território, que possui previsão de 12 meses.
“O objetivo dessa iniciativa é auxiliar quatro comunidades da Resex Verde Para Sempre com planos de manejo florestal sustentável em processo de suspensão a retomar as atividades que já foram planejadas por elas. A partir dos diálogos com as comunidades, o projeto pretende fomentar e fortalecer o manejo florestal sustentável no território”, destaca Marcelo Galdino.
Durante a explanação do projeto nas comunidades, os moradores falaram sobre as suas expectativas, sugeriram a inclusão de novos cursos de capacitação e tiraram dúvidas sobre a iniciativa do IFT. Na ocasião foi indicado que a primeira atividade de capacitação ofertada aos manejadores da Resex será um curso de Técnicas Pré Exploratórias (TPE), que deve ocorrer em duas datas. A primeira, de 28 a 31 de outubro de 2024, destinada aos moradores da comunidade Arimum; e a segunda, de 11 a 15 de novembro de 2024, para os moradores das comunidades Por Ti Meu Deus e Juçara.
Nos encontros o vice-secretário executivo do IFT também informou que o projeto prevê a compra de EPIs e alguns equipamentos para determinadas atividades, como GPS, tablets, coletores de dados e bússolas.
Paraíso
Não foi possível realizar a apresentação na comunidade Paraíso e a coordenação do IFT juntamente com as lideranças da comunidade irão avaliar uma nova data para apresentação do projeto na comunidade e ver possíveis datas para a realização do curso de TPE e outras atividades no local.
Verde Para Sempre
Localizada na região oeste paraense, a Reserva Extrativista Verde Para Sempre é a maior Resex do Brasil. Criada em 2004, a unidade de conservação possui uma área de aproximadamente 1,3 milhão de hectares e ocupa 82% do território de Porto de Moz. Segundo dados do ICMBio, a unidade de conservação é formada por 37 comunidades, onde vivem cerca de 13.000 pessoas.
Retomada do Manejo Florestal Comunitário
Financiado pelo Fundo Vale, o projeto Retomada do Manejo Florestal Comunitário de Apoio a Projetos da Sociobiodiversidade na Resex Verde Para Sempre tem como objetivo fortalecer o manejo florestal sustentável na maior Unidade de Conservação de Uso Sustentável do país. A iniciativa integra o projeto Sustenta Bio – aliança pelo fortalecimento das economias da sociobiodiversidade em áreas protegidas, realizado pelo ICMBio, Vale e Fundo Vale em parceria com outras organizações que atuam na Amazônia. O projeto prevê estruturação da produção madeireira local, a promoção de novas cadeias da sociobiodiversidade e o fortalecimento dos planos de manejo florestal comunitários na Resex.